segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exposição Mostra os Avanços da Comunicação

Em menos de trinta anos, a tecnologia revolucionou os meios de comunicação. A televisão colorida com sinal digital e a imagem 3D, a passagem do disco de vinil ao MP3, além da criação do computador pessoal e da internet, são alguns exemplos destas transformações, que foram mostradas no último sábado (02), na exposição “Multibiblio e os Avanços da Comunicação”.

Realizada pelas turmas dos Cursos Técnicos em Multimeios Didáticos e Biblioteconomia do Profuncionário, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Toledo, a exposição esteve aberta a visitação e recebeu aproximadamente 250 pessoas, entre cursistas e comunidade escolar.




“Essa exposição foi idealizada com o intuito de valorizar o curso Profuncionário e ao mesmo tempo envolver os cursistas, mostrando seu potencial através da prática. É um tema que tem tudo a ver com o módulo estudado, que foi Teorias da Comunicação”, explica a tutora das turmas, Maria Lucia Soares Sorrentino. No evento, foram expostos equipamentos antigos de comunicação, como gravadores, vitrolas, projetores de slides e máquinas fotográficas, além de outros relacionados a educação, como mimeógrafo, microscópios e luneta.

Para a professora Eliane Rocha de Oliveira, que visitou a exposição com seus alunos do CELEM, esta foi uma oportunidade de mostrar aos educandos como eram os equipamentos antigamente. “Hoje os alunos não conseguem nem se imaginar sem energia elétrica, que dirá sem computador e internet. Muitos nunca tinham visto esses equipamentos”, afirma a professora, que diz que ao contrário dos alunos já chegou a usar vários deles, “Já usei muito o mimeógrafo e a máquina de datilografar”, relata.


A tutora específica da turma de Multimeios Didáticos, Adriana Schafer Rossi dos Santos, também aponta a importância de conhecer a história dos equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia. “Hoje só pensamos no computador e na internet, e esquecemos de outros equipamentos que já foram o auge da comunicação, e que ainda estão presentes”, opina Adriana, “Na educação, muitas escolas ainda utilizam equipamentos como o mimeógrafo e o retroprojetor, outros foram transformados para atender a realidade educacional, como a TV Multimídia”, completa a tutora.

A avaliação dos cursistas também foi positiva. “A interação com o público foi muito boa. Todos ficaram curiosos, acharam interessante, perguntaram e elogiaram o trabalho”, afirmou a cursista de Biblioteconomia Vanilda de Souza Silva.


Profuncionário – O Profuncionário é um curso técnico a nível médio direcionado a funcionários que atuam nas escolas públicas. Atualmente 10 turmas funcionam no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, atendendo aos funcionários que atuam nos municípios do NRE Toledo. Os cursos técnicos em Multimeios Didáticos e Biblioteconomia são voltados aos profissionais que atuam nos Laboratórios de Informática e nas Bibliotecas Escolares, respectivamente.

Anna Carolina de Oliveira
Assessoria de Comunicação - NRE Toledo

2 comentários:

  1. Anna Carolina, você fez um exelente trabalho! Demonstrou grande competência jornalística. Estamos agradecidos e felizes por poder contar com suas habilidades e companheirismo.
    Parabéns! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ana Parabéns pela reportagem.
    E parabéns a todos pela dedicação e responsabilidade na organização da nossa exposição.

    ResponderExcluir