Deficientes Auditivos
As crianças que ouvem direito, não sofrem para se socializar e tem um melhor desempenho na escola, detectar distúrbios de audição precocemente é a chave para contornar problemas como surdez, e perdas auditivas. Se a dificuldade na audição é detectada nos primeiros anos de vida, a criança tem mais recursos para lidar com o problema.
O processo de audição começa com as ondas de som de uma palavra penetrando no ouvido da criança. Dentro da orelha, elas se transformam em impulsos elétricos que trafegam velozmente, de neurônio em neurônio, até alcançar uma área do cérebro chamada córtex auditivo. Lá, tudo é decodificado e essa complexa viagem se traduz, finalmente, na voz carinhosa da mãe ou na explicação da professora. Mas, quando algo dá errado durante o trajeto, uma porta de contato com o mundo exterior se fecha. O pior de tudo é que, sem ouvir, o pequeno tampouco aprende a falar direito. Mesmo assim, a surdez pode passar anos despercebida. Nestes casos o silêncio só costuma ser quebrado com um susto diante do rendimento escolar. Existe uma conexão intima entre a capacidade de ouvir bem, o desenvolvimento da linguagem e o desempenho na sala de aula.
Não restam dúvidas de que a perda auditiva, ou surdez, atrapalha o aprendizado e a socialização dos pequenos. Eles podem vir ao mundo com o problema ou, então, adquiri-lo em alguma fase do seu crescimento. Mesmo a surdez leve ou a moderada prejudicam o desenvolvimento das crianças, demoram a falar e ficam com o vocabulário reduzido.
"As maiores causas de desatenção na sala de aula são distúrbios auditivos e visuais"
Pedro Albernaz (médico otorrinolaringologista)
Desconfie de problema auditivo, quando a criança: demora a falar; não reage bem a sons muito altos, como o barulho de uma porta batendo; tem dificuldade para entender o que os outros falam; não consegue se comunicar direito ao telefone; aumenta freqüentemente o volume do rádio e da televisão; fala muito alto; faz trocas ou comete muitos erros ao escrever; tem problemas de compreensão; é hiperativa; é distraída e necessita que as ordens sejam repetidas.
A descoberta do som
Acompanhe a linha do tempo e veja o que acontece ao longo da maturação do sistema auditivo da criança.
De 0 a 3 meses | O bebê se assusta, chora ou acorda com barulhos intensos e acalma-se diante dos sons mais brandos e das vozes familiares. |
De 3 a 6meses | Mexe a cabeça para a direita e para a esquerda à procura de sons, faz contato visual, emite ruídos sem significado e reconhece o próprio nome |
09 meses | O pequeno localiza os sons de acordo com a sua origem - procura embaixo, pelos lados e começa a olhar também para cima. Além disso, entende palavras simples e aumenta o balbucio. |
1 ano | A criança entende algumas ordens, como dar tchau e mandar beijos, e reconhece rapidamente de onde vêm os sons. Também pronuncia as primeiras palavras. |
2 anos | Localiza os sons provenientes de todas as direções de forma rápida, compreende bem a linguagem, combina as palavras e usa a fala para se comunicar. |
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