quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aquecedor Solar

No mundo de hoje, ouvimos diariamente falar sobre consciência ambiental. Há diversas formas de contribuir para que nosso planeta continue sendo sustentável. Podemos contribuir diminuindo a utilização de produtos descartáveis e utilizar os de uso mais durável. Podemos ir ao trabalho de bicicleta ou a pé ao invés de moto ou carro. Podemos gastar menos água, reaproveitado a água da chuva, por exemplo. E podemos de uma forma simples gastar menos energia, de uma forma simples.
O chuveiro é tido como o grande vilão do gasto mensal de energia de uma casa. Estima-se que ele gaste de 25% a 35%. Com isso surgiram vários tipos de aquecedores, quase todos bastante caros. Pensando nisso, surgiram modelos alternativos de aquecedores solares, utilizando produtos descartáveis para a sua confecção. Alguns modelos utilizam somente produtos descartáveis como caixas de leite, garrafas pet, canos de pvc, ou senão forro de pvc. Confira o projeto completo desenvolvido por José Alcino Alano, e adotado pelo SEMA do Paraná.
Com essa idéia em mente eu pensei em fazer esse aquecedor. Como eu moro numa casa de aluguel, não seria possível eu utilizar esse modelo completo desenvolvido por José Alcino.
Então pensei em utilizar um modelo sintetizado, “excluindo” a caixa d’água. Assim ao invés de utilizar os canos de 20mm para fazer o coletor de calor, utilizei canos de 50mm, e assim eles servem já de reservatório, pois em 12 metros de canos armazena-se aproximadamente 30 litros de água, o suficiente para 2 pessoas tomar banho.
Estou fazendo testes ainda, mesmo porque ele esta em funcionamento apenas 3 dias, e nesses dias não tivemos sol forte apenas um calor forte e sol entre nuvens mas já foi o suficiente para deixar a água morna e agradável para o banho. Ainda é preciso pintar os canos de preto, e fazer tipo uma estufa como garrafas pet para ele absorver mais calor. E no chuveiro é necessário utilizar um controlador de temperatura, para assim ajustar a temperatura exata desejada, e não apenas o “inverno verão” do próprio chuveiro.
É uma invento simples, gastei aproximadamente 100 reais, que pelas contas tiro em 4 a 5 meses de economia na energia elétrica que gastaria no chuveiro.



3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    O custo é relativamente baixo. Gostei.
    Com esse calor a água não vai sair fervendo?
    Dê noticias sobre a temperatura, ok!
    Abraços,
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda pretendo pintar os canos de preto pois eles absorvem mais calor. os dias de muito sol a agua sai "quente", mas como o sistema esta interligado com o normal da caixa que já existia então é só abrir os 2 registros e misturar a agua. ainda é possível fazer um "efeito estufa" com garrafas de refrigerante ao redor dos canos para esquentar mais ainda....
    Obrigado pelo comentário...
    Adriano

    ResponderExcluir
  3. O projeto é interessante, parabens.

    ResponderExcluir