A Bancada Ruralista é um movimento constituído por parlamentares que tem como objetivo a flexibilização das leis ambientais, sobretudo o Código Florestal Brasileiro, para beneficiar os agricultores, a saber, os grandes latifundiários. Recentemente, a bancada ruralista consegui aprovar a lei que altera a regulamentação da mata ciliar e reserva legal.
Nas eleições que aconteceu no último mês de outubro, houve uma mobilização maciça dos agricultores vinculada aos sindicatos, federações e cooperativas em ampliar o número de políticos na bancada ruralista. Com a aprovação da Lei 12.034 de 2009 tornou-se possível as cooperativas doarem 2% de seu faturamento bruto nas campanhas eleitorais, com isso, possibilitou o aumento do plantel de candidatos vinculados com esses segmentos da sociedade.
Atualmente na Assembleia Legislativa, 14 dos 94 deputados fazem parte da bancada cooperativista. No Congresso, 26 dos 70 deputados federais são ligados ao setor.
Greenpeace a batizou como Bancada da Motosserra. Eu a batizo como a Bancada do Terror da Terra, a bancada ruralista tem hoje 266 deputados e senadores filiados. Mas a “tropa de choque” efetiva se resume a 90 congressistas. A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) reúne 227 congressistas, mas apenas 30 membros têm atuação decisiva nas disputas de bastidores. Ou seja, o movimento politico dos ruralistas poderia aumentar essa “tropa de choque” para até 240 parlamentares.
O reforço na mobilização dos ruralistas reflete, em boa medida, as ferozes disputas da bancada contra militantes ambientalistas do Congresso. As brigas pela reforma das leis ambientais converteram um grupo maior de produtores para a luta política.
Em contra partida, há o movimento organizado por ONGs e outros segmentos da sociedade que lutam contra essa bancada ruralista, buscando possibilidades de desenvolvimento sustentável.
Não somos contra ao desenvolvimento agrícola, tecnológico ou qualquer que seja, mas cremos que este não deve se sobrepor ao que é mais importante que tudo, a vida. Se este acontecer de forma coerente, preservando a vida das pessoas e do meio ambiente, que seja muito bem vindo, mas ao contrário disso devemos rechaçar com toda força possível. O desenvolvimento sustentável é a melhor solução.
Referências
ZANATTA, Mauro. Bancada ruralista pretende dobrar de tamanho com doações de cooperativas – disponível em http://www.trezentos.blog.br/?p=4393 - acesso em 16/11/2010.
Jakson Rodrigo Lopes de Farias
Mara Adriana do Carmo
Interessante essa bancada, ja tinha ouvido falar mas nao sabia exatamente como era formada e seus objetivos....
ResponderExcluir