sábado, 20 de novembro de 2010

INVENÇÕES DE 1800 A 1830


1801 – A casa BREGUET inventa o turbilhão (mecanismo para evitar as distorções provocadas pela gravidade).
1810 – Criado pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet (1747 – 1823) o primeiro modelo de relógio de pulso por encomenda de Marie Annonciade Carolina Murat (1782 – 1839), princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.
1830 –
Pela primeira vez um pêndulo é acionado pela eletricidade pelo físico Giuseppe Zamboni (1776 – 1846), de Verona.
1800 — JOHN FREDERICK WILLIAM HERSCHEL (07/03/1792 – 11/05/1871), astrônomo britânico, nascido na Alemanha, descobre a região infravermelha do espectro de luz. Em 1819, descobre o fixador fotográfico, hiposulfato de sódio.
Herschel, a quem a História sempre atribuiu o mérito de ter criado palavras relativas ao novo invento. Inscreveu seu nome já em 1839, quando conseguiu a primeira fotografia em vidro – um suporte que imediatamente foi incorporado pelos daguerreotipistas. Foi um homem que soube usar as palavras, pois cunhou em seus diários os termos fotografia e fotográfico.

O Estetoscópio
Em 1819, o Francês René Laennec desenvolveu um objeto, que lembrava o formato de um cone, de madeira. Este, quando colocado a base maior em contato com o peito do paciente e a base menor em contato com um ouvido do profissional proporcionava diagnósticos por meio da auscultação e interpretação do profissional dos sons produzidos pelo organismo do paciente. Este objeto o francês chamou de Estetoscópio.
A Locomotiva
A Revolução Industrial, que se processou na Europa e principalmente na Inglaterra a partir do século XIX, surgiu quando os meios de produção, até então dispersos em pequenas manufaturas, foram concentrados em grandes fábricas, como decorrência do emprego da máquina na produção de mercadorias. Numerosos inventos, surgidos no século anterior, permitiram esse surto de progresso. Entre eles, destacam-se a invenção do tear mecânico por Edmund Cartwright, em 1785, revolucionando a fabricação de tecidos, e a máquina a vapor por James Watt, aperfeiçoando a descoberta de Newcomen, em 1705. O aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las, com rapidez, para os mercados consumidores, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a Stephenson, que apresentou sua primeira locomotiva em 1814.
Antes de Stephenson, muitos mecânicos construíram veículos que se assemelhavam a locomotivas. No entanto, não obtiveram resultados práticos. O mais famoso deles foi Richard Trevithick que construiu um veículo em 1803, pesando 5 toneladas e que podia desenvolver a velocidade de 5 quilômetros por hora, e, outro, em 1808.
George Stephenson (1781-1848) deve ser considerado o verdadeiro criador da tração a vapor nas estradas de ferro. Foi o primeiro que obteve resultados concretos com a construção de locomotivas, dando início à era das ferrovias.
Em associação com seu filho, Robert Stephenson, fundou, em 1823, a primeira fábrica de locomotivas do mundo e construiu, também, a estrada de ferro pioneira.
A primeira locomotiva experimentada por Stephenson foi a "Blucher", que tracionou oito vagões com 30 toneladas entre Lilligwort e Hetton, no dia 25 de julho de 1814. No entanto, a data marcante da história das ferrovias foi o dia 27 de setembro de 1825, quando a "Locomotion" correu, entre Darlington e Stockton, num percurso de 51 km, transportando 600 passageiros e 60 toneladas de cargas. Outra locomotiva de Stephenson, a "Rocket", ganhou um concurso, instituído pelos donos da E. F. Liverpool-Manchester, ao desenvolver 47 km por hora, recebendo um prêmio de 500 libras.

1.800 A.C. , os Assírios foram os primeiros a revolucionar o formato dos arcos, utilizando de madeiras leves, e muito resistentes, e de formato curvo o que facilitava sua utilização quando à cavalo. 1.200 A.C.

No ano de 1800, o alemão Balthasar Krems, da cidade de Mayen (Alemanha), inventou uma máquina de costura de ponto corrente, na qual foi usada pela primeira vez uma agulha com o orifício na ponta e um dispositivo idêntico a um looper. Um detalhe interessante na construção da máquina de Krems é o transporte intermitente com a utilização de um tipo de esteira circular com arame farpado. Essa construção não chegou a ser divulgada, mas existe um modelo exposto no museu de Mayen.
Em 1804, John Ducan, de Glasgow, Escócia, projetou uma máquina de bordados com uma agulha de ponta gancho.
Também a Áustria teve o seu grande inventor, o alfaiate Joseph Madersperger, de Kufstein. Ele foi o primeiro a conseguir construir uma máquina capaz de fazer realmente uma costura.
Patenteada em 1814, sua máquina foi produzida em pequena escala por determinado período e utilizada por Madersperger na confecção de chapéus. Essa máquina, além de ter duas agulhas com orifício na ponta, já contava com um sistema de barquinho capaz de entrelaçar as duas linhas.
O transporte era defeituoso e Mandersperger nunca conseguiu convencer os seus contemporâneos do valor da sua máquina. Mas, as suas idéias abriram o caminho para muitos outros inventores que lhe sucederam.
Em 1818, o Ver. John Adams Dodge, de Monktown, projetou a primeira máquina de costura construída e usada nos EUA, com a ajuda de um ferreiro local (John Knowles). Era uma máquina desajeitada, na qual eram utilizadas duas agulhas com furos no centro. A máquina conseguia produzir um ponto satisfatório em costuras curtas, encontrando oposição por partes dos alfaiates temerosos viesse essa máquina fosse substituí-los
em seu trabalho. Dodge não prosseguiu com sua idéia e a máquina nunca foi patenteada.
Em 1829, Barthelemy Thimmonier, um alfaiate francês construiu sem recursos uma máquina de madeira para costurar seus vestuários. Tratava-se de um invento aproveitável, que fazia um ponto corrente com o emprego de uma agulha com ponta de gancho. A formação do laço dava-se na parte superior do material. Em 1841, Thimmonier já tinha vendido oitenta máquinas, de acionamento por pedal ao exército francês para a confecção de fardas. Em 1848, a máquina era capaz de produzir 200 pontos por minuto. Todavia, os seus colegas de trabalho cogitaram destruir todas as máquinas que encontravam, considerando a máquina uma ameaça ao seu meio de vida. Thimmonier morreu pobre em 1857.

MARA
JORGE
EDUARDO

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