O Movimento Homossexual Brasileiro é uma série de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual, e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.
O movimento em si não tem uma data de início específica mas as manifestações contra o preconceito que se exercia contra as pessoas homossexuais pode ser sentida da década de 40 para cá, com especial ênfase a partir da década de setenta, depois da abertura política.
Pessoas transexuais e travestis
A questão das pessoas transexuais e travestis cria um novo dilema para o movimento, já que o termo homossexual, relacionado à orientação sexual, não as contempla dado que transexualidade e travestilidade refere-se a identidade de gênero, componente completamente diferente de orientação sexual. Por isso muitos grupos hoje adotam a expressão Movimento GLBT (ou LGBT, ou GLBTT).
Ainda assim, ativistas trans (transexuais e travestis) expressam duras críticas ao movimento, pela falta de atenção com suas especificidades, pelo englobamento de pessoas trans em estatísticas relacionadas a crimes contra "homossexuais", enfim, pela falta de atenção nas demandas relativas a identidade de gênero.
● Bahia
No estado da Bahia, dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o Grupo Gay da Bahia, um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no Brasil, fundado por Luiz Mott, e presidido até a atualidade (2007) por Marcelo Cerqueira, etc…
●Maranhão
No Maranhão o MHB destaca-se pela atuação da ONG Gayvota que atua na busca por direitos aos homossexuais. A ONG está a tuando oficialmente desde 2003, porém ja tem uma história d muitas lutas no campo da militancia GLBT, etc.
●Minas Gerais
No estado de Minas Gerais o Rainbow Fest, presidido por Oswaldo Braga,o Vice-governandor Antônio Anastasia, Danilo Oliveira, etc.
●Distrito Federal
Federação LGBT do Distrito Federal e Entorno é uma associação de ONG's LGBTS criada com o intuito de fortalecer o movimento organizado em Brasília e no Distrito Federal.
ONG Elos LGBT é uma entidade sem fins lucrativos com base no Distrito Federal, que tem como meta concientizar a popoulação seja ela LGBT ou não sobre a cidadania de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Datas Marcantes
1500: no desembarque no Brasil, os portugueses ficam admirados com os índos praticantes do "abominável pecado de sodomia"
1547: chega ao Brasil Estêvão Redondo, considerado o primeiro homossexual degredado para o Brasil
1821: é extinta a inquisição, eliminando-se a pena de morte contra os sodomitas
1830: entra em vigor o Código Penal do Império Brasileiro, que exclui o crime de sodomia
1978: fundação do Somos, primeiro grupo em defesa dos direitos LGBT do Brasil
1980: fundação do Grupo Gay da Bahia, em Salvador, o mais antigo grupo LGBT ainda em funcionamento na América Latina
1985: o Conselho Federal de Medicina retira o homossexualismo da classificação de doenças
1995: é fundada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABLGT), em Curitiba, a maior entidade em defesa dos direitos LGBT da América Latina
2000: O INSS é obrigado pela justiça federal a conceder, em todo o país, pensão por morte e auxílio-reclusão ao companheiro homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário